Conteúdo

27/02/2020
Por que investir no exterior?

Nós temos um velho ditado que diz que nunca devemos colocar todos os ovos em uma única cesta. Quando falamos em investimentos, essa verdade serve como uma luva e, além da costumeira diversificação entre papéis distintos, é importante levar em consideração a diversificação internacional, o famoso investimento offshore.

O objetivo da diversificação é sempre o de reduzir o risco ao mínimo aceitável, e olha que poderíamos escrever um artigo apenas falando sobre como definir esse tal de risco aceitável, porém vou me concentrar em falar apenas sobre a diversificação internacional.

A grande sacada de se investir fora do país é a de proteger seu dinheiro de uma crise conjuntural, ou seja, proteger seu patrimônio de uma forte desvalorização da nossa moeda. Claro que buscar por melhores condições de rentabilidade e menos impostos podem ser bons chamarizes para quem quer começar a investir no exterior, mas o foco deste tipo de investimento é de fato proteger seu dinheiro da desvalorização do nosso querido Real.

Digo isto por dois motivos principais:

Sobre rentabilidade: Buscar investimentos em mercados mais estáveis significa abrir mão de rentabilidade, ou seja, se você acha um absurdo ganhar “apenas” 4% ou 5% ao ano em investimentos que tem o CDI como parâmetro, imagine só investir nos “primos norte americanos” desses investimentos?

Por outro lado, se você consegue uma rentabilidade considerada bacana aqui no Brasil, invariavelmente você vai perceber seu dinheiro escorrer pelo ralo, quando converter para dólares.

Sobre tributação: Quando falamos em investimentos offshore, queremos deixar claro que é uma modalidade de investimentos completamente dentro da lei! O termo offshore ficou mal visto por conta de ações pouco ortodoxas de políticos, mas é uma modalide comum de investimento e, como qualquer operação que envolve dinheiro e outros países, têm sua tributação específica e fique tranquilo que não existe bi-tributação para este tipo de investimento. Se você investir nos EUA, por exemplo, você pagará os tributos específicos daquele país e ao trazer o dinheiro para o Brasil, pagará apenas o diferencial da alíquota entre EUA e Brasil.

Existe também o mito de que você precisa ser milionário para investir fora do país. Isso também não é verdade. Hoje existem diversas opções de investimentos offshore, para todos os gostos, perfis e capacidades de poupança!!

Hoje, neste exato instante em que estou escrevendo este artigo, você precisa desembolsar R$ 4,41 para comprar U$ 1,00. Ali em cima eu escrevi que a rentabilidade no exterior tende a ser mais baixa pelo mercado norte americano ser estável, mas se você avaliar pela recente valorização do dólar frente ao real, essa rentabilidade pode atingir níveis que nem mesmo a Bolsa de Valores em seus dias de glória poderia te trazer!

Resumo da ópera, investir fora do Brasil é mais fácil do que você pensa! É uma ação completamente legal e um baita de um artifício para você que quer diversificar sua carteira e/ou que costuma viajar para fora do país com frequência.

Gostou deste conteúdo e quer saber mais?

Clique aqui e ative o sininho de lembrete para participar de nossa Live sobre o tema, que vai rolar no dia 03 de março às 14:00

Perdeu a data? Não se preocupe! Esta masterclass vai ficar gravada no Youtube e você pode acessar no momento que você quiser!